PROFESSORAS - 2011

ACESSOS

08/11/2010

Lição 07

O PECADO NA IGREJA
Enfoque bíblico: "Os lábios mentirosos são abomináveis
                        ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite."
                                                    (Pv 12.22)


CUIDADO COM A MENTIRA




         A mentira é um dos piores vícios. Ela destrói a base do relacionamento humano. No livro de Atos há um acontecimento muito grave, onde a mentira prejudicou a vida de duas pessoas que frequentavam a Igreja Primitiva. As consequencias foram terríveis.

            Tudo aconteceu quando a Igreja Primitiva em Jerusalém estava uma excelente fase. Os cristãos vendiam todos os seus pertences e ofereciam tudo para viverem juntos, elas renunciavam seus bens para se apegarem fortemente a Cristo. Tinham tudo em comum, de modo que não havia entre eles nenhum necessitado. O dinheiro da venda de propriedades e bens era lançado aos pés dos apóstolos.

         Ananias e Safira, sua mulher, também venderam uma propriedade, mas diferente dos outros crentes, este casal reteve para si parte do valor recebido, ao mesmo tempo em que finge dar todo o dinheiro à igreja.

           Sua mentira é descoberta, pois o Espírito Santo revelou a Pedro. Eles não estavam mentindo apenas para a igreja e seus líderes, mas também ao Espírito Santo. O fim do casal foi a morte.

APENAS UMA MENTIRA




           O casal acharam que uma simples mentirinha no valor da propriedade não faria mal algum. a mentira foi apenas uma consequencia do mal que já estava abrigado em seus corações. Nós somos o templo do Espírito Santo. A mentira é um lixo mortal, que suja e afasta-nos da presença de Deus. Então não tenha medo de dizer a verdade por mais difícil que lhe pareça.

NÃO É SÓ A MENTIRA

         A mentira foi o pecado que começou na Igreja Primitiva. Todavia, não é só o pecado da mentira que invade nossas igrejas e nos afasta da comunhão com Deus e nos mata. Há vários outros pecados de que devemos nos afastar. 
TENTAÇÃO: devemos ter cuidado com os pensamentos que invadem a mente humana e tentam seduzi-la para a prática do mal. Por isso Jesus recomenda: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação."
CUIDADO COM A IMPUREZA
  
       A impureza impede nossa comunhão com Deus porque compromete a nossa santificação. A Igreja é a noiva de Cristo, pois isso ela deve ser pura, limpa e sem contaminação. Fomos comprados com o precioso sangue de Cristo. O nosso corpo não pode ser entregue para praticar atos que entristecem a Deus.
  • Precisamos manter os nossos olhos e ouvidos afastados de tudo o que lhes possa corromper.
  • Precisamos ter cuidado para não contaminarmos com os desejos impuros.         
Precisamos nos santificar para nos separamos do pecado, do mal, do mundo e suas práticas pecaminosas para vivermos para Deus e para servi-lo. a santificação engloba toda a nossa vida, todos os nosso membros e sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Os olhos e ouvidos são portas por onde entram imagens e informações que contaminam o homem. Por isso, devemos preservá-los.




Resumo da lição por celcilei

          
      
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário